Comunicado de Mudança de Data do AMF 2020

Santa Maria Madalena, RJ, 19 de março de 2020.

O All Mountain Festival foi idealizado em 2017 e teve sua primeira edição em 2018. A data desta terceira edição (2020) foi escolhida considerando o calendário oficial da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro, que começa a ser definido por volta do mês de novembro, e a viabilidade de realização em feriado para facilitar a participação de atletas de outros Estados. À época ainda não tínhamos noção dos problemas que passamos hoje e que tendem a piorar por conta da atual pandemia.

De acordo com o Decreto Estadual nº 46.973 de 16 de março de 2020 estaremos com diversas atividades suspensas pelo prazo de 15 dias. Porém, vemos nas informações divulgadas pelos órgãos oficiais bem como o ocorrido em outros países que a situação no Brasil está se agravando e passaremos por períodos de dificuldades que poderão durar entre 60 e 120 dias, segundo os especialistas. Com isto teremos que adiar o evento deixando sua realização para o segundo semestre, tão logo as condições sanitárias ofereçam a segurança necessária para todos.

Entretanto os eventos de ciclismo dependem de materiais que tem que ser produzidos com antecedência, em especial as camisas que fazem parte do kit do atleta. Por serem camisas especiais levam cerca de 30 dias para confecção mais o prazo de entrega. Além das camisas, brindes e materiais de divulgação são produzidos por pequenas empresas que geram empregos e certamente passarão por dificuldades enquanto o vírus não for controlado. Além das empresas temos os colaboradores que fazem a limpeza das trilhas e também poderão ficar sem trabalho deixando suas famílias em dificuldade.

Objetivando minimizar os impactos econômicos e trabalhar sempre com antecedência faremos o possível para seguir com a produção dos materiais e demais ações que sejam possíveis, sempre seguindo as orientações de saúde e segurança e zelando pelo bem-estar de todos.

Tomando como base as piores ou mais longas previsões para o COVID-19 no Brasil, estima-se que até o final de julho poderemos retomar nossas atividades normalmente. Se assim for, a melhor data que vejo para a realização do evento será no feriado da Independência do Brasil que cai numa segunda-feira (5, 6 e 7 de setembro). Já temos 3 ótimas bandas contratadas, autorização para limpeza de trilhas, local para a tenda do encontro e tudo isso será mantido.

Os atletas inscritos que não tiverem disponibilidade para a nova data terão os valores pagos devolvidos, descontado apenas despesas que já tenham sido efetuadas como, por exemplo, a confecção das camisas (que serão enviadas oportunamente). Neste ponto, peço especial atenção e, na medida das possibilidades de cada um, peço também a colaboração no sentido de não desanimarem e nem cancelarem suas inscrições e reservas de hospedagem. Entramos, já, num momento onde a união e a benevolência serão primordiais para colhermos bons frutos após “a tempestade”!

Não é fácil realizar eventos aqui. Mas é mais difícil ainda tomar a decisão de adiar. Local pequeno, poucas pessoas para ajudar, quase sem empresas para buscarmos patrocínio. Por sorte temos o apoio da prefeitura local que viabiliza este evento por entender o potencial do turismo gerado por estas atividades; a parceria com a equipe do Parque Estadual do Desengano; e os diversos amigos que a bike nos dá. De tantos locais que nos dão a força necessária para continuar na luta e realizarmos nossos inesquecíveis encontros com muita BIKE, ROCK & BIER.

A maioria de vocês me conhece e sabe o quanto me dedico, o quanto trabalho para oferecer o melhor que posso aos nossos queridos visitantes. E assim continuarei trabalhando para o sucesso do AMF 2020.

Continuo à disposição de todos para ajudar no que for possível e esclarecer qualquer dúvida.

Forte abraço,

Rodrigo T. Lima.