QUADRO DE DISTÂNCIAS
Carangola 236 4h08min
Mimoso do Sul 236 4h04min
Fonte: Google Maps

Madalena está no final da Serra do Mar entre as duas principais rodovias que saem da capital em direção ao Norte do Estado; mais próxima do litoral está a BR 101 e, via Nova Friburgo, a RJ 116. Como não é um lugar “de passagem”, para conhecer, você tem que ir para Madalena. A seguir estão os caminhos mais utilizados e as opções de transporte disponíveis.

DE CARRO

Abaixo você pode escolher o percurso que melhor lhe atenda e clicar sobre ele para mais detalhes.

Saindo do Rio de Janeiro

Para quem sai do Rio de Janeiro consideramos a BR 101 a melhor opção, ainda que passando por Nova Friburgo tenha menos 28 km. Costuma ser mais rápido, mais seguro, com menos pedágios e radares. A referência é passar os dois trevos de entrada para Macaé e, após o segundo destes trevos, seguir por mais 6 km até o terceiro e próximo trevo, conhecido como trevo de Carapebus ou trevo do Posto Andorinha. São três grandes trevos um pouco confusos.

Conforme a imagem, quem vai do sul para o norte precisa virar a direita para entrar no trevo e logo fazer um contorno à esquerda, já no trevo, que levará ao viaduto sobre a BR 101 e segue por 17 km até Conceição de Macabu. Quatro quilômetros após Conceição de Macabu encontra-se a ponte que faz a divisa entre os municípios. Ao atravessá-la se adentra no município de Madalena pelo seu segundo Distrito chamado Triunfo. São mais 3,8 km da ponte ao vilarejo sede do Distrito. Ao chegar em Triunfo a orientação é subir a serra por 7 km e continuar seguindo até chegar num pequeno trevo onde é preciso virar à direita. Recomenda-se bastante atenção para não errar neste ponto pois, principalmente a noite, pode haver alguma distração, passando direto e perdendo entrada. Deste ponto faltam apenas 22 km para o destino.

A estrada é muito bonita e por isso vale a pena passar durante o dia para aproveitar o visual. A partir de Triunfo já é possível perceber o ar puro e a transição para o agradável clima das montanhas.

Saindo da Região dos Lagos

O mapa a seguir tem a cidade de Cabo Frio como referência devido apresentar uma média aproximada das distâncias das cidades da Região dos Lagos até Madalena.

Quem parte da Região dos Lagos deve seguir a mesma orientação de quem vem do Rio de Janeiro, ou seja, seguir pela BR 101 até o trevo de Carapebus e atravessar a rodovia por cima, conforme a imagem abaixo, sentido Conceição de Macabu. Atenção porque o trevo é um pouco confuso. Dependendo do ponto de partida existirá a opção de entrar na BR 101 por Silva Jardim, Rio Dourado ou passar por dentro de Macaé.

Quatro quilômetros após Conceição de Macabu encontra-se a ponte que faz a divisa entre os municípios. Ao atravessá-la se adentra no município de Madalena pelo seu segundo Distrito chamado Triunfo. São mais 3,8 km da ponte ao vilarejo, sede do Distrito. Ao chegar em Triunfo a orientação é subir a serra por 7 km e continuar seguindo até chegar num pequeno trevo onde é preciso virar à direita. Recomenda-se bastante atenção para não errar neste ponto pois, principalmente a noite, pode haver alguma distração, passando direto e perdendo entrada. Deste ponto faltam apenas 22 km para o destino.

A estrada é muito bonita e por isso vale a pena passar durante o dia para aproveitar o visual. A partir de Triunfo já é possível perceber o ar puro e a transição para o agradável clima das montanhas.

Saindo de Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense ou Espírito Santo

Do Espírito Santo e da Região Norte do Estado a referência é a cidade de Campos dos Goytacazes. Neste percurso existem duas opções, ambas a partir da BR 101. No sentido BR 101 Sul (em direção ao Rio de Janeiro) ao chegar no pedágio da localidade chamada Serrinha, percorre-se mais 2 km até o Trevo de Quissamã. Nesta primeira opção basta entrar à direita para Macabuzinho e seguir para Conceição de Macabu. Não recomendamos esta opção durante a noite pois têm algumas irregularidades na pista e pouca sinalização. A segunda opção é seguir mais 15 km após o pedágio até o Trevo de Carapebus e entrar à direita para Conceição de Macabu (distante 17 km deste trevo).

A estrada é muito bonita e por isso vale a pena passar durante o dia para aproveitar o visual. A partir de Triunfo já é possível perceber  o ar puro e a transição para o agradável clima das montanhas.

Saindo do Sul Fluminense, Juiz de Fora ou Zona da Mata Mineira

Partindo dessas Regiões a cidade de referência para chegar em Madalena é Além Paraíba. De acordo com seu ponto de partida as opções para chegar em Além Paraíba serão as BR 393 (para quem vem do Sul do Rio de Janeiro) ou a BR 116 (para quem vem da Zona da Mata). De Além Paraíba são apenas 100 km até Madalena, passando por Cantagalo. De Cantagalo é preciso seguir na direção de Macuco e entrar à direita na RJ 172 (antes de chegar na cidade). Com cerca de 18 km percorridos encontra-se a ponte sobre o Rio Grande e o Trevo de Manoel de Moraes. Daí basta se manter à esquerda (na RJ 146) e percorrer apenas 17 km até o destino.

Saindo do Noroeste Fluminense ou locais próximos da divisa de MG, RJ e ES

Essas Regiões tem como caminho mais usado a RJ 116 tendo a cidade de Santo Antonio de Pádua como referência. Daí é preciso seguir na direção Macuco/Friburgo. A primeira opção, e mais curta, é entrar no pequeno trevo para São Sebastião do Alto (RJ 176) e atravessar suas serras até a estrada que liga Macuco a Madalena (RJ 172). Outra opção, um pouco mais distante, é seguir até passar Macuco e entrar na RJ 172, à esquerda. Daí são mais 18 km até a ponte sobre o Rio Grande e o trevo de Manoel de Moraes onde é preciso manter à esquerda (na RJ 146) e percorrer apenas 17 km até o destino.

LINHAS DE ÔNIBUS

Para chegar ou sair de Madalena em ônibus de linha têm duas empresas que fazem o transporte: a Auto Viação 1001, que vem por Nova Friburgo, e a Transportadora Macabu, que vem de Macaé.
A rodoviária da Cidade ainda não está pronta pois a obra está paralizada há alguns anos por conta de um embargo do Instituto Estadual do Ambiente. Por isso o desembarque continua sendo feito no ponto de ônibus da Praça Frouthè.

Auto Viação 1001: tem a linha Rio de Janeiro – Madalena via Nova Friburgo. É uma viagem bastante demorada que passa por Niterói, Alcântara, Itaboraí, Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo, Bom Jardim, Monnerat (Distrito de Duas Barras. Pára por 20 minutos), Cordeiro, Cantagalo e Macuco até chegar em Madalena.

Entre esta linha tem a Friburgo – Madalena com maior disponibilidade de horários. Quem vem das regiões de Miracema, Santo Antonio de Pádua, Itaocara, São Fidélis e Campos pode descer em Macuco e esperar os ônibus desta linha nos devidos horários.

Transportadora Macabu: faz a linha de Macaé – Madalena com dois horários diários para ida e dois para volta. A viagem também é demorada considerando que é um trecho relativamente curto. De carro são apenas 92 km mas como esta linha passa por Trajano de Morais o trecho chega a 122 km. A viagem dura pouco mais de duas horas e trinta minutos e é feita em ônibus de duas portas como os urbanos, por isso não são uma boa escolha para transportar bicicletas.