Desde sua criação em 05 de abril de 1990, a Casa de Cultura Professor Francisco Portugal Neves, vem desenvolvendo uma série de atividades que muito têm contribuído para a preservação da memória cultural e histórica Madalenense.

A Casa de Cultura localiza-se no prédio que servia de Estação Ferroviária do Município e foi construída no mesmo ano da chegada da primeira locomotiva a Santa Maria Madalena, que segundo os registros do saudoso historiador Joaquim Laranjeira, tal acontecimento se deu no dia 16 de julho de 1893. A notícia veiculada no Jornal “A Tribuna”, de 21 de julho de 1893, traduzia a grande importância da chegada da estrada de ferro à cidade de Madalena e dizia:

Sábado chegou a esta cidade a primeira locomotiva de nossa Estrada de Ferro. O povo em massa, em delírio de alegria, foi recebê-la e a música entoou o hino da vitória, cobrindo-se o ar de foguetes e dinamites. Este melhoramento devemos ao Venerado Dr. Portella, ao Coronel Portugal e aos Drs. Calaça e Leitão da Cunha, a quem a Tribuna felicita e dá hips e hurras”.

A Casa de Cultura Professor Francisco Portugal Neves possui em sua sede um museu que tem no seu valiosíssimo acervo peças que retratam os períodos da escravatura, do comércio colonial e de antigas fazendas dos tempos áureos dos Barões do Café.

Em breve mais imagens e novas informações.