Inaugurada a estação meteorológica no Horto Florestal Santos Lima

Com as presenças do senhor Beto Verbicário, prefeito de Santa Maria Madalena, de Carlos Dário, Gestor do Parque Estadual do Desengano, de Jean Moraes, Diretor do Horto Santos Lima e de diversas outras autoridades, assistimos ao ato solene de inauguração da moderníssima estação metereológica no Horto Santos Lima, sede administrativa do Parque Estadual do Desengano, reserva de mata atlântica situada no Centro-Norte e Norte Fluminense.

O PED é administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), e com essa inauguração ganha uma Estação Meteorológica que contribuirá na prevenção a incêndios florestais.
O empreendimento é resultado de doação ao órgão ambiental estadual pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A estação foi instalada na sede da unidade de conservação, no município de Santa Maria Madalena, com capacidade de fazer simultaneamente a medição de sete parâmetros diferentes quanto a temperatura, umidade do ar, direção do vento, velocidade do vento, irradiação solar, pluviometria e pressão atmosférica.
O equipamento já se encontra em pleno funcionamento apresentando resultados que já podem ser acessados pelo site (http://www.inmet.gov.br/portal/index.php?r=tempo2%2FverProximosDias&code=3304607),cuja operação permitirá às equipes do parque planejar com antecedência suas ações para prevenir, por exemplo, incêndios florestais:
“Se a estação registrar baixa umidade e alta temperatura, essas informações servirão de alerta e assim poderemos nos mobilizar com previsibilidade e antecedência”, destacou o gestor do Parque Estadual do Desengano, Carlos Dário.
O equipamento está conectado a todas as demais estações existentes no Brasil, permitindo não apenas a geração de dados como a obtenção de dados das demais estações.
Fonte: Nestor Lopes via Facebook.